20 de jun. de 2011

A eminência parda do governo Beto Richa começa a aparecer



Luiz Abi Antoun é um companheiro de longa data. No Palácio Araucária, onde entra pelo elevador privativo, ele é visto como “o dono da bola”, como o chamam uns e outros. Desde os tempos em que Beto Richa (PSDB) era deputado, Luiz Abi, como é chamado mais intimamente, sem o sobrenome completo, transformou-se em uma verdadeira sombra do jovem político. À boca pequena, inclusive, fala-se nos corredores do Centro Cívico que é ele quem conversa ao pé do ouvido, mesmo sem ocupar qualquer cargo, dando seu palpite para Beto Richa, que se acostumou a ouvi-lo mais do que qualquer outro companheiro. Depois dele, só mesmo Tony Garcia para ter tamanha força de comportamento junto ao governador, sendo o segundo mais próximo e que, sem qualquer cargo, dá palpite aproveitando a experiência empresarial e política de outros tempos.

Luiz Abi faz do Hotel Bourbon, onde mora quando está em Curitiba, um gabinete especial, onde uns e outros o procuram a partir do café da manhã a fim de ficarem sabendo das coisas e ouvirem, inclusive, algumas orientações que, como verdadeira eminência parda, tem o privilégio de ser o porta-voz de Beto Richa quando este precisa mandar alguns recados. Dizem que isso já acontecia desde os tempos da Prefeitura de Curitiba, depois que Ezequias Moreira perdeu espaço mais próximo por conta daquele episódio da sogra fantasma que colocou Beto Richa em má situação.

Despachando no café ou na sala da charutaria do Bourbon, Luiz Abi Antoun dizem ser aquele que tem poder de indicar ou riscar nomes que não interessam ao governo ter mais a roda de Beto Richa. Foi assim que emplacou o diretor do Detran, o diretor da Cohapar, da Ferroeste, e até o secretário de Turismo foi sua recomendação direta. Há quem fale, inclusive, que delegado da receita estadual na capital também é chegado no dia a dia de Luiz Abi Antoun, que acompanha o governador no aviãozinho de rosca ou no jatinho quando se faz necessário algum deslocamento em que Beto Richa precisa se envolver necessitando alguém para ao pé do ouvido trocar ideias sobre assuntos de interesse.

Tanta aproximação de Luiz Abi Antoun, visto por uns e outros como verdadeira eminência parda do governo Beto Richa, começou a incomodar à medida que começaram a esvaziar certas posições que a princípio imaginavam ter maior força junto ao governador. Uma inveja política que é natural e gera desconforto, partindo da própria trincheira o fogo amigo que espalha desde já por todos os cantos que Beto Richa nada decide sem ouvir Luiz Abi Antoun.

Pode ser apenas uma fofoca nos bastidores de nossa política, mas que já rende notícias e especulações pelos corredores do Centro Cívico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...